Este blog foi criado e é mantido por alunos do curso de Letras da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e tem como objetivo mostrar a importância da leitura na vida das crianças, auxiliar pais e professores numa busca de melhores condições de trabalho com relação a leitura infantil.
E preciso que a leitura seja um ato de amor. "Paulo Freire
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Origem da literatura infantil
Literatura surgiu, particularmente, com a tradição oral.Suas fontes estão no folclore, com suas lendas, mitos e narrativas exemplares.Mais tarde, a partir do século XIX, com valorização social da criança, essa narrativas passaram a ser contadas para as crianças, com intuito formativo.Uma maneira de transmitir a herança cultural, acumulada pela humanidade ao longo do tempo.Há, portanto, um forte elo entre a literatura e a oralidade.
A principio, a literatura surgiu com fins moralizadores, pois a criança era vista como um "projeto de adulto", ou seja, ela deveria ser educada conforme os objetivos traçados pelos adultos, sem se preocupar com a capacidade e anseios próprios da infância.
São desse período as primeiras fábulas com animais, representando virtudes e defeitos humanos. A mais antiga coletânea vem do Oriente e intitula-se Calila e Dimna. São 14 livros, provavelmente escrito por um fabulista indiano:Bidpai ou Pilpay.
Dessa tradição vem as fábulas de Esopo, um escravo grego, cujos textos atravessam os séculos e permanecem na cultura até hoje, com raposas, corvos, bois, cães, lobos e cordeiros fazendo o papel de humanos e com finalidade moral explícita.
No período medieval, enquanto as crianças nobres liam os autores consagrados pela tradição, orientados por seus perceptores, as das classes desfavorecidas, em geral, liam ou ouviam as histórias da cavalaria, de aventuras e as narrativas picarescasde heróis espertos, usando recursos pouco usuais e nascidos do povo.Nessa época a literatura popular tem grande importância,reunindo lendas e contos folclóricos.
Por:Joice Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário